Waze for Symbian

Pra esse pessoal que tem tem celular nokia com sistema symbian: recentemente estou usando um aplicativo chamado Waze, que agrega recursos de navegação assistida (ainda nao liberaram o nokia maps com navegação para o N96), um meio de utilizar o fourSquare no Symbian (já que a própria empresa fo fourSquare não desenvolveu) e também uma "rede social" para disponibilizar informação do trânsito em tempo real.

O maior problema do sistema na minha opinião é que os mapas são gerados pelo usuário à medida que este navega (sim, isso quer dizer que em lugares isolados que ninguem utilizando o sistema passou você está perdido). Recentemente ao ir para a zona norte de são paulo, acabei passando por trechos ainda não mapeados. Para estimular o mapeamento, o Waze tem um sistema de pontuação que você vai aumentando à medida que trafega. Depois é possível editar os trechos desconhecidos pela web (o site do waze disponibiliza a ferramenta), e adicionar o conteúdo novo. Outro ponto que pode irritar o usuário brasileiro se encontra na parte de disponibilização de informação de trânsito ou acidentes em tempo real: atualmente o brasil compartilha o canal de informações com toda a américa latina. Não é dificil tentar ver as notícias e se deparar com relatos de acidente em espanhol do Equador… Em resposta a um email questionando a respeito (que inclusive foi respondido bem rápido), a empresa promete corrigir isso em uma versão futura:

We are working on a few features to better filter alerts, and those should be available in the next updates of waze.
One will be the option to set alerts by distance (you set your own radius), and the other will be to only see alerts on your route. 
Another thing to keep in mind is that as more and more users join waze in your area – you will have more events that are relevant to you, and so you will stop getting events from other countries. We realize this turns this feature almost useless, and we hope that it will fix in Sao Paolo – one way or another – soon.

 

Um ponto muito bom de usar o sistema é ter a localização de radares e batidas policiais em SP. De modo geral, acredito que o sistema consiga agregar um dia todas estas funções de maneira fácil e rápido. Talvez se eles conseguissem unir o software Vlingo (sobre o qual comentarei em outro post).

O novo Ovi Store, embora improvisado e feito numa tentativa desesperada de fornecer os mesmos serviços da appStore para os usuários nokia, está melhorando. Obviamente muito ainda deve ser revisto em termos de interface com o usuário, mas nada como a livre competição pra forçar a empresa a se mexer…

Posted via email

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s